São Sebastião

99º Festa de São Sebastião: Santo Protetor de Ibiúna

José Gomes (Linense)

A devoção e predileção por santos dos primeiros proprietários na colonização do interior brasileiro, ou mesmo por graças alcançadas, denominavam as capelas como freguesias ou paróquias com lembrança a um santo. Esses santos tornavam-se padroeiros ou protetores dessas freguesias e assim permaneciam ou permanecem através de tempos.
Entre as versões que marcam o surgimento de São Sebastião na trajetória religiosa de Ibiúna estão: a primeira, que uma epidemia de varíola e febre amarela simultaneamente em 1884, que surgiu no sertão de Ibiúna, se espalhou em municípios vizinhos entre Juquitiba e Juquiá, Miracatu, Itapecerica da Serra e Cotia. A epidemia foi estancada após a promessa de Alexandrina Augusta de Góes (Nha Xanda), de trazer do Rio de Janeiro uma imagem de São Sebastião e colocá-la em uma das grutas existentes no bairro do Pocinho. A epidemia desapareceu e esse acontecimento acabou por trazer o Bispo Diocesano de São Paulo, Dom Lino Deodatto, até Ibiúna em 1886, quando nas grutas de São Sebastião rezou missas, crismou os fiéis e lançou a ideia da construção da capela de São Sebastião.
Entretanto, a versão que mais se destacou foi a de que em 1918, São Sebastião irrompeu a gripe “Influenza Espanhola”, em forma de peste, que dizimou cerca de 40 milhões de pessoas em todo o planeta, mas que não atingiu Ibiúna – onde não foi registrado nenhum óbito pela gripe. Durante a epidemia, foi feita a promessa a São Sebastião de cultuá-lo por três dias todos os anos caso livrasse o povo de Ibiúna dessa devastadora gripe. Por isso, a festa é realizada todos anos em cumprimento a promessa e a graça alcançada. Desde 1919 a imagem de São Sebastião é transportada pelo povo, cavaleiros e amazonas desde a capela do Bairro do Pocinho até a Igreja Matriz da padroeira Nossa Senhora das Dores, onde é devotada com louvores.
É a maior festa da região metropolitana de Sorocaba. Neste ano, acontecerá a 99ª Festa de São Sebastião, que vai partir para o seu primeiro centenário em 2019. Sejam todos bem-vindos a essa grande festa religiosa. “Que São Sebastião continue a proteger o povo de Ibiunense e todos os devotos no Brasil”.

Comments

comments