2º Encontro Municipal de Cultura, Turismo e Esporte
A Prefeitura de Ibiúna promoveu o 2º Encontro Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, no último dia 10. Na parte da manhã foram realizadas palestras com a temática sobre atividades esportivas para Melhor Idade e contou com a presença de pessoas que praticam as atividades desenvolvidas pela Secretaria no Ginásio de Esportes, destaque para os palestrantes Marcos Santos e Humberto Carnevalle Neto. A parte da tarde foi reservada primeiramente ao Turismo, com a palestra do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Bruno Omori, que falou sobre o tema “O turismo como fator de desenvolvimento econômico”. Omori destacou o potencial turístico de Ibiúna que comemora 18 anos como Estância Turística, e também a proximidade de São Paulo, com a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao. “Ao ingressar efetivamente nesse mercado, o município de Ibiúna, cuja base econômica é a agricultura, poderá encontrar um sólido caminho de desenvolvimento e geração de empregos, acalentados pela população”.
O prefeito João Mello declarou, na abertura do evento, que apesar de estar completando dezoito anos como Estância Turística, o avanço nesse setor foi inexpressivo nesse período e que doravante é necessário transformar o município em estância turística de fato e não apenas de direito, como ficou estabelecido pela Lei 10.537, de 13 de abril de 2000. Mello ressaltou que o turismo é a fonte de riqueza natural do município com oportunidade para geração de renda e emprego e potencial enorme para alavancar o turismo rural, ambiental e agrícola. “Estamos buscando investimentos por meio de convênios e rompendo paradigmas para transformar a vida das pessoas”, afirmou.
O secretário de Turismo de Ibiúna, Sandro Marcelo Cobello, também em breves palavras fez questão de destacar que agora se tem verdadeiramente o “poder público para o turismo” em Ibiúna. Em seguida, após mesa-redonda com a participação de Marcelo Bini, Regiane Góes e Edilene Niebuhr, todos envolvidos com mídias e divulgação, Cobelo apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo atual governo, para um auditório integrado por profissionais do setor e convidados.
Para encerrar o evento, Cultura esteve à frente com destaque para ações do setor relatadas pelo diretor de Cultura, Ronaldo Dias. O prefeito João Mello, fez uso da palavra para enfatizar que a classe artística e outros que promovem eventos fomentando a cultura, terão dois espaços culturais que obtiveram convênios aprovados pelo Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (DADE) estarão recebendo revitalização, reforma e ampliação: o Centro Olímpico e o Auditório Municipal.
A mesa-redonda teve assuntos como atividades culturais, apoio do Conselho Municipal de Cultura, necessidades da classe artística e palestra com o pesquisador Linense, além da bailarina e professora Nadja, o músico André Camargo, a atriz Rita Gutt, a mestra e cientista política Samira Chedid e o presidente do Conselho Municipal de Cultura Diego Almeida.