28 de julho: dedicado aos agricultores
José Gomes (Linense)
No dia dedicado aos agricultores, Ibiúna tem grandes motivos para comemorar, homenageando aos nossos produtores, bem como os nossos trabalhadores rurais.
A base da economia do município de Ibiúna e a sua agricultura. Mesmo contando com duas indústrias multinacionais e sua elevação a condição de estância turística, a agricultura consegue manter sua hegemonia, como base da grandeza do município.
Mesmo tendo encontrado tempos difíceis como a proliferação da Murcha Bacteriana, na produção de batatas, a pinta preta na reprodução de tomates, o limão na produção da mandioquinha, aliada a uma grande especulação imobiliária e o encerramento das atividades da Cooperativa Agrícola de Cotia, a agricultura de Ibiúna não se abateu totalmente.
Ibiúna, que sozinha abastecia com 40% do volume de produtores Hortifrutigranjeiros e flores, recebidas pelo CEAGESP de São Paulo (maior mercado da América do Sul), teve sua produção reduzida, mas a agricultura local continuou forte e firme, graças a raça, a insistência, o profissionalismo e o amor dos homens do campo, por suas terras e sua produção agrícola.
Atualmente os produtores rurais estão mais bem amparados pelo Sindicato Rural, pela Casa da Agricultura, pela Caisp, além do Conselho Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prestam, juntos, grandes serviços e muitos benefícios aos seus associados e ao povo de Ibiúna. Portanto, fica registrada nossas homenagens, o nosso respeito e nosso carinho a todos que se dedicam de alguma forma com a nossa agricultura.