Colunistas

15 de outubro: dia do Professor: o que temos a comemorar?

Andréia Cypullo

Ensinar é uma das tarefas mais nobres a ser desempenhada pelo ser humano. Aqueles que se dedicam a desenvolver essa atividade herdam um tesouro eterno e glorioso. Desta forma, todo educador é dotado de qualidades extraordinárias que o fazem um ser majestoso, criativo, único e poderosamente transformador. Dessa forma, o professor exerce um compromisso muito importante diante da sociedade por lidar com a formação de seus pares, fazendo com que eles evoluam significativamente por intermédio de ações assertivas, sábias e tipicamente planejadas.
Mas afinal de contas, o que é lecionar? É fazer com que uma criança ou adolescente pense por si mesma e tenha ideias originais e consistentes? É permitir que descubra suas próprias qualidades e capacidades? É saber motivar os sonhos, de modo que passem a viver para concretizá-los com determinação? É ser tolerante, paciente e flexível com aqueles que possuem dificuldades e saber motivá-los? É ser exigente, disciplinador e implacável com aqueles que se destacam dos demais? É amar a dignidade humana em todos os aspectos e variações? É incentivar para que caminhem com suas próprias pernas? É saber fazer críticas e elogios em momentos oportunos e eficientes? É despertar entusiasmo e motivação aos que perderam a ânsia e a vontade pelo saber? É idolatrar a esperança e lançá-la na mente e no coração de todos que estão ao seu redor? É valorizar os detalhes?
Como podemos perceber é enorme a responsabilidade de um professor. Mas como exercer esse papel nos dias atuais? A violência contra professores no Brasil é chocante!
Somente na última semana, a imprensa e as redes sociais noticiaram diversos casos de agressões físicas contra professores brasileiros. A violência contra os professores não é falta da educação precária de um país e sim falta da omissão diária dos pais.
Eduque seus filhos com amor para dar e demonstrar amor ao próximo!

Comments

comments