Colunistas

15 de outubro – Dia do Professor – À Beira do Colapso

Há muito ouvimos alertas em campanhas de conscientização sobre uma possível extinção de espécies animal ou vegetal. São medidas de extrema importância para a plena manutenção do ecossistema do Planeta. Várias instituições de todo o mundo têm desempenhado com relevada competência, o papel de divulgação e difusão da necessidade cada vez maior da preservação de determinadas espécies a fim de evitar um descalabro à fauna e flora do Brasil e do mundo.

Caro leitor, essa introdução proposital foi para chamar sua atenção sobre um problema tão importante quanto o abordado anteriormente. Diz respeito à desvalorização do papel do Professor. Após atuar na função há quase duas décadas, posso afirmar que atravessamos dias extremamente críticos que nos levarão a situação símil. Basta observar que, de todos os alunos que passaram por mim, pouquíssimos se tornaram professores. Qual seria a razão? Qual seria o motivo de universidades de grande porte fecharem cursos de licenciatura nas áreas de História e Geografia?

Que campanhas efetivamente poderíamos fazer para conscientizar principalmente os governos e a sociedade como um todo sobre a importância da preservação dessa importante espécie chamada Professor? Quem poderia nos auxiliar na divulgação e difusão da ideia de que sem Professor a ciência morre, sem ciência não há desenvolvimento e sem desenvolvimento o país chega à estagnação total?

Logo, qualquer medida de urgência deverá ser tomada para que a falta desse profissional seja suprida. Mas, será que é necessário chegar ao fundo do poço para depois tomar alguma atitude? Tomara que todas as manifestações veiculadas em diversos meios de comunicação sejam suficientes para sensibilizar autoridades e medidas concretas venham ser efetivamente tomadas para que esse colapso seja evitado. Caso contrário, não chegaremos nem na metade do século XXI sem que essa tão importante espécie seja extinta. Mesmo assim, amigos (as) reúnam forças para continuar nossa luta para que essa catástrofe não ocorra. Para tanto, é necessário mais união, fé e coragem. Um abraço a todos nesse dia, sempre com esperança de dias melhores à nossa categoria. Dizem que ela é a última que morre. Não a deixe morrer!

Professor Zacarias Pereira Sampaio – EE Lino Vieira Ruivo.

 

Comments

comments