Eventos

100ª Festa de São Sebastião começa no próximo dia 16

A Festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo acontece do dia 16 a 28 de maio. A devoção ibiunense completa 100 anos de tradição.

Padre Daniel Vitor

A devoção acentuou-se entre 1917 e 1918, quando uma terrível peste com características de gripe, apelidada de “gripe espanhola”, espalhou-se por quase toda parte do mundo matando milhares de pessoas. A cidade se manteve ilesa devido a uma promessa feita pedindo à intercessão do Santo Protetor: trazer nos braços do povo a imagem de São Sebastião de sua capela, no distante bairro do Pocinho, até a Matriz de Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade. Depois de venerada durante três dias, a imagem do santo seria então levada de volta nos braços do povo. A promessa é realizada até hoje pela comunidade católica.
Uma das tradições da festa é a missa com a procissão dos lavradores, idealizada por Pe. Elizeu Antonio de Camargo e pelo devoto Anibal Albertin, lavrador do município. É um gesto simples e uma forma pela qual os lavradores agradecem a Deus pelos frutos colhidos e pedem a intercessão de São Sebastião por uma terra sadia e boas colheitas. Neste ano, ocorrerá no dia 19 de maio, tendo início a Santa missa realizada no coreto da Av. São Sebastião e logo após o desfile com os tratoristas. Lembrando que neste dia teremos a 3ª edição do São Sebastião Expofest, na Área de Lazer.
A Festa de São Sebastião é hoje a maior festa religiosa do município. É realizada também uma novena com missas celebradas por padres convidados, grande parte membros da Diocese de Osasco. Este ano a novena acontece de 16 a 24 de maio, às 19h30, na Matriz Nossa Senhora das Dores, no centro.
A festa traz diversas atrações como show de prêmios, futebol solidário, romaria dos cavaleiros, a procissão de São Sebastião e do Divino Espírito Santo, entre outras. A programação completa está disponível no site oficial do evento.
www.festadesaosebastiaoibiuna.com.br.

Comments

comments