Votorantim Energia incentiva projeto cultural em Ibiúna

Corpo in Cena acontecerá de agosto a dezembro para jovens e adolescentes

A Votorantim Energia, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil, apoia pela segunda vez o projeto Corpo In Cena em Ibiúna. A ação visa levar a cultura, através do teatro, para jovens com ou sem experiência em atuação, que poderão participar gratuitamente de oficinas e atividades com o intuito de transmitir os ensinamentos básicos do teatro.

As escolas estaduais que receberão o projeto são Roque Bastos, Dona Olimpia Falci e Maria Angerami Scalamandré. Os alunos interessados tiveram até o dia 16 de agosto para entregar a ficha de inscrição em sua respectiva escola. Uma seleção prévia aconteceu no dia 20, e o início das aulas será dia 27 deste mesmo mês.

Durante o projeto, será produzida a peça Estação dos Sonhos, que abordará temas populares à realidade dos adolescentes, com capacidade para a participação de até 40 alunos. As aulas acontecerão na Escola Maria Angerami Scalamandré aos sábados, em duas turmas, uma de manhã e outra à tarde.

A obra “Estação dos Sonhos”, que terá a dramaturgia escrita em conjunto com um profissional experiente em co-criação, objetiva aprimorar o conhecimento dos jovens para a prática do teatro. A ação conta com oficinas desenvolvidas por diferentes profissionais, como figurinista, iluminador, dramaturgo, maquiador e cenógrafo. Além de abordar estudos sobre mito, desenvolvimento psicológico e social a partir da obra de Joseph Campbell, O Poder do Mito.

De acordo com Rosane Edmaig Arruda Dias, diretora da escola Maria Scalamandré, levar cultura através do teatro às escolas da rede pública colabora para que o aluno se torne mais envolvido socialmente, desenvolvendo o senso crítico para opinar, além de permitir o desenvolvimento de habilidades como criatividade, coordenação, memorização e vocabulário. “O Teatro abre as portas para o mundo, pois os alunos podem vislumbrar possibilidades para o futuro, uma vez que desenvolvem potenciais que lhes permitem adquirir experiência para interagir no meio artístico e que podem ser aplicadas, também, no cotidiano dos jovens”, afirma.

O projeto propõe, ainda, a criação de um blog para registro de todo o processo, tornando públicas as questões debatidas, as aulas e a montagem das peças. Além de ser uma ferramenta de comunicação estratégica, é uma ferramenta que está presente dentro do contexto abordado.

Ao final do processo, haverá seis apresentações das peças criadas pelos jovens para a comunidade com entrada gratuita.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Kamilla Barboza | [email protected]

 

 

 

Comments

comments

Postado em 26, agosto, 2016