Você tem medo de perder seu voto?

Neste domingo acontecem as eleições que irão definir quem serão os governadores, deputados, senadores bem como o (ou a) presidente do país para os próximos 4 anos. Claro que pode ocorrer segundo turno. E, sobretudo às vésperas das eleições, chove pesquisas mostrando os candidatos que estão na ponta e divulgando – ou escondendo – os que figuram entre os últimos lugares. Mas você é daqueles que se deixam levar pelas pesquisas, com medo de perder o voto?
É fácil encontrarmos nas ruas pessoas recriminando outras que votarão em candidatos considerados inexpressivos, com o argumento de que tais pessoas perderão o voto (ou seja, seu candidato preferido não irá ganhar as eleições).
Se você pensa desta maneira, talvez não tenha entendido da maneira correta seu papel dentro da democracia. Independentemente se seu candidato tem ou não chances de se eleger, você deve é votar de acordo com suas convicções. Por isso, sempre é prudente conhecer ao máximo sua ideologia, sua linha de ação, suas experiências (na política ou não), sua trajetória. Lembrando, somente, que o horário político não é um bom parâmetro para isso.
Assim, na hora de apertar os botões da urna eletrônica, pense mais sobre o candidato que considera ideal para representá-lo nas esferas de governo e menos no que mostram pesquisas de intenção de voto (o que pode mudar, de acordo com o humor de toda uma coletividade; vide o caso das últimas eleições na cidade de São Paulo, em que Fernando Haddad, terceiro nas pesquisas, chegou ao segundo turno e desbancou o então favorito Celso Russomano).
Lembre-se: o voto é sua consciência. Seja fiel a ela, independentemente se alguém te julga por suas escolhas ou se determinadas pessoas querem influenciá-lo de maneira diferente das suas convicções. Mais que desejar que seu candidato vença, desejamos que você tenha a plena certeza de que quem escolheu fará o que imagina que deve ser feito, caso eleito.

Comments

comments

Postado em 3, outubro, 2014