Vereadores recebem representantes da Sabesp

Após encontros adiados, os vereadores receberam representantes da Sabesp na Câmara Municipal. Na ocasião, puderam questionar representantes do órgão estadual sobre cumprimento de contrato e ritmos das obras nas áreas de abastecimento de água, tratamento de esgoto e outras demandas do município, no último dia 20 de setembro.

Estiveram presentes representando a Sabesp, o superintendente regional da Unidade de Negócios do Médio Tietê, engenheiro Maurício Tapia; o gerente da Divisão Regional, Adriano Branco; o encarregado local das operações da Sabesp, Tiago Ramos; além do coordenador do Sistema São Lourenço, Ari Fernandes da Silva.

A população também acompanhou a audiência na assistência da Casa de Leis e pela internet. Alguns protestaram pela demora na execução de obras. Entre os vereadores presentes, o presidente da Câmara de Ibiúna, Pedrão da Água (Pros), Abel do Cupim (Sol), Elisângela do Escolar (PTB), Charles Guimarães (PSL), Gerson Pedroso da Silva (PPS), Ismael Martins Pereira (PMDB), Jair Marmelo (PCdoB), Naldo Firmino (PP), Paulinho Dias (PR) e Rozi da Farmácia (PTB).

Os representantes da Sabesp apontaram a crise hídrica e, o consequente desconto dado nas contas de água dos moradores da Grande São Paulo, como impedidores de um investimento e velocidade maior nas obras programadas para Ibiúna e que foram acertadas em contratado, na época da assinatura para implantação do Sistema São Lourenço, que capitará água da represa do França, em Ibiúna, para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Também informaram novos prazos para a conclusão de obras: algumas em dezembro (daqui a três meses), enquanto outras ficaram para 2018 e algumas terão de ser renegociadas por que foram encontradas dificuldades.

Os vereadores cobraram a execução conforme contrato assinado com o município.

Os representantes da Sabesp esclareceram a população presente que as redes de água em diversos bairros de Ibiúna estão em andamento. Segundo eles, ao bairro do Laval as obras de ligamento de esgoto estão sendo efetuados. No bairro Cachoeira e Cupim a Sabesp está aguardando um terreno para a construção dos reservatórios que precisam ser autorizados pelos proprietários. As redes de ambos bairros estão prontas.

Os bairros distantes como Verava e Carmo Messias apresentaram sérios problemas na construção de poços com profundidade de 300 metros, sem aparecimento de água. A Sabesp esclareceu que serão construídas três novas estações de bombeamento para coletas de esgoto no Rio de Una, Carmo Messias e Verava. Entretanto os trâmites são lentos, como legalização da Cetesb e ações judiciais de desapropriação.

Estrada do Verava

Na audiência foi informado que dentro do Contrato da Sabesp com o Sistema São Lourenço foi acordado que seria asfaltado somente os locais onde foram colocados tubulações e valas embaixo do asfalto. Portanto, a estrada do Verava não será recapeada pelo Consórcio São Lourenço. Disseram que já arrumaram a estrada por onde foram colocadas as tubulações por baixo. “Não há nenhum acordo fechado nesse sentido com a Prefeitura”, esclareceram.

Sistema São Lourenço

Considerada pela Sabesp como uma das maiores obras de abastecimento no país, o Sistema São Lourenço é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sabesp e um consórcio privado para instalar um novo sistema produtor de água para a RMSP. O empreendimento vai bombear até 6,4 mil litros de água por segundo da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Vargem Grande Paulista. O projeto será responsável pelo abastecimento de 2 milhões de pessoas em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Comments

comments

Postado em 5, outubro, 2017