Vereadores aprovam projeto que cria Bolsa Ajuda para desempregados

A Prefeitura de Ibiúna irá disponibilizar 150 vagas de bolsa ajuda para desempregados há mais de nove meses e que estejam residindo em Ibiúna há, pelo menos, dois anos. Em troca, devem trabalhar em frentes emergenciais e fazerem cursos de captação. As vagas serão por seis meses (prorrogáveis pelo mesmo período) apenas àqueles que comprovarem as duas exigências. O projeto denominado de Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

Das 150 bolsas, 100 serão destinadas a homens e 50 a mulheres. Estes receberão auxílio financeiro de um salário mínimo, mais cesta básica e auxílio transporte, e terão cursos de qualificação, além de ter tempo e orientação para procurar uma ocupação trabalhista formal.

Em caso de número de alistamento superior ao número de vaga, a preferência – segundo o projeto de Lei – será definida mediante aplicação dos seguintes critérios, pela ordem: 1) Pessoa que possuir maiores encargos familiares; 2) mulher amparo de família; 3) maior tempo de desemprego; 4) sorteio.

A jornada de trabalho estabelecida será de seis horas por dia, quatro dias por semana, sendo que haverá um dia para que o bolsista faça um curso de qualificação profissional e tenha tempo durante para procurar trabalho formal.

Comments

comments

Postado em 6, setembro, 2017