Vem aí a 98ª Festa de São Sebastião

 

As festividades da Festa de São Sebastião, como os ibiunenses sabem muito bem, acontecem durante o mês de maio. Neste ano teremos o grande bingo beneficente em prol da festa neste domingo, dia 07 de maio, e o jantar em prol à festa será no dia 13 de maio (sábado). A programação religiosa tem início nove dias antes do último sábado do mês de maio, começando com a novena em louvor a São Sebastião (18 a 26/05), realizada na matriz Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade. Nove dias de missa onde os fiéis se preparam para grande festa e agradecem, louvam e pedem a intercessão. No dia 21, pela manhã, acontece à missa e procissão dos lavradores. O povo se reúne no coreto da Avenida São Sebastião para participar da Santa Missa e ofertar os frutos de seus trabalhos que representa a riqueza do plantio de nossa cidade reconhecendo uma terra que é abençoada por Deus. Neste ano, inauguraremos o novo espaço da festa que é São Sebastião Expo Fest, fortalecendo cada vez mais a exposição dos instrumentos de trabalho característico de nossa cidade, assim a Igreja também faz esse trabalho de apoiar o trabalho rural cultural e turístico de nossa cidade.

Na última sexta feira do mês (26), pela manhã, ocorre uma concentração em que os romeiros partem em direção a capela de São Sebastião, onde há missa, procissão e vigília até a manhã seguinte. Dia 27, sábado, às 6hs missa de envio onde milhares de romeiros partem de volta, trazendo a imagem de São Sebastião, envolvida num manto vermelho, passando de mão em mão. Durante este trajeto os fiéis se postam a ver e venerar o Santo Protetor até a sua chegada pomposa na Praça da Matriz.

Com procissão e Missa, acontecem os três dias de festa (27, 28, 29 de maio) em honra ao Santo Mártir. Este ano, no dia 29, coroando os dias de celebração teremos a presença do Pe. Antônio Maria na Missa e encerrando a noite com show da banda Rosas de Saron. Ao raiar da terça-feira, 30, feriado municipal, após a missa de despedida novamente os romeiros se colocarão a caminhar para levar São Sebastião de volta a sua capela, no bairro do Pocinho. E com ele vão os pedidos e agradecimentos do povo ibiunense.

Assim agradeço aos festeiros da 98ª festa de São Sebastião que junto à comissão interparoquial, em comunhão com nosso bispo Dom Frei João Bosco e os cinco padres que realizam seus dignos trabalhos pastorais em cinco paroquias de nossa cidade. Trazem com a generosidade de seus trabalhos o dinamismo e organização para que cada ano a festa seja mais bela e forte, não apenas em nível municipal, mas também regional.

Comments

comments

Postado em 5, maio, 2017