Saudades daqueles tempos

José Gomes (Linense)

O ibiunense tem saudades daqueles tempos que se foram. Saudades daquela praça com seus bancos, suas flores e seu jardim. E a fonte luminosa da Praça? Saudades das árvores que abrigavam os pássaros e ofereciam sombras aos usuários. Saudades dos bailes e os carnavais no salão Marajó, os bailes e os carnavais no salão do antigo posto Esso, o carnaval do 13 de maio e o cordão carnavalesco do Zé Mendes e o do Social Clube de Ibiúna (SOCI) que deixaram e ainda deixam muitas saudades; assim como o Cine São José do Calil e os shows de calouros da Maria Aparecida Abibi. E o Guarani Atlético Clube que era uma potência futebolística na região sorocabana? Também acabou em nada. E os grandes e concorridos desfiles cívicos no aniversário da cidade em 7 de Setembro comemorando a Independência do Brasil. As fanfarras das nossas escolas eram um espetáculo à parte. O povo lotava a praça e a Rua XV de Novembro que se tornava pequena para abrigar tanta gente. Que saudades!

As bandeiras não são mais hasteadas nos palanques, com as autoridades sendo saudadas pelo povo. As sessões solenes na Câmara Municipal foram esquecidas e não se realizam mais. O espírito cívico e patriótico perderam seus valores morais e os deveres de cidadania são ignorados. E a feira de ciências da E.E. Scalamandre que todos os anos atraiam multidões e era reconhecida em toda região? E a festa Junina da E.E. Roque Bastos que atraia muita gente? Tudo isso é passado. Tudo ficou na saudade e no esquecimento. Inclusive nos 160 anos do aniversário da cidade não tivemos notícia do Baile da Cidade e nem tão pouco do futebol e no carnaval as escolas de samba não desfilaram. Tudo vai se perdendo com o passar dos tempos. Até os títulos de Ibiúna “A Cidade Presépio”, Ibiúna “Cidade da Amizade”, Ibiúna “O Paraiso Paulista”, caíram no esquecimento. Com tudo nos resta ainda a Festa da Padroeira Nossa Senhora Das Dores, a Festa de São Sebastião, Santo Protetor de Ibiúna, e a Festa de São Benedito que continuam acontecendo para que o povo de Ibiúna recupere pelo menos parte do que foi perdido, pela fé.

É verdade o povo Ibiunense era um povo muito mais feliz. É uma pena que não sabiam disso. Esperamos que a atual administração e a Câmara Municipal voltem suas vistas ao passado e tomem atitudes para que não percamos o pouco que ainda nos resta.

Comments

comments

Postado em 5, maio, 2017