São Sebastião, livrai-nos da crise

Em momentos de crise, mais do que nunca, é hora de apegar-se a Deus para superar as dificuldades e encontrar ânimo para seguir a caminhada. Neste contexto, numa demonstração de fé, religiosidade e cultura, milhares de ibiunenses se preparam para, no próximo sábado (27), receber na cidade a imagem de São Sebastião. Muitos irão até o bairro do Pocinho para, a pé, acompanhar a vinda do santo mártir do cristianismo até o coreto, na Avenida cujo nome é uma homenagem a São Sebastião, onde será realizado a primeira parada com o santo milagreiro representado pela imagem, para em seguida, seguir a Missa na Praça da Matriz. Para os católicos devotos, um momento de fé; para todos os ibiunenses, de todas as outras religiões, também uma Festa que resgata a essência cultural de nossa gente.

No último domingo (21), mesmo com um frio intenso e uma forte garoa, milhares foram as ruas. No próximo fim de semana, mesmo se o tempo não ajudar, o cenário não será diferente. Os ibiunenses e visitantes encherão a cidade para acompanhar a chegada do ‘santo’. Essa tradição, que está em sua 98ª edição, mostra, entre outras coisas, a força do campo na formação econômica de nossa cidade, como foi visto na Procissão dos Lavradores. Cerca de 500 tratores foram as ruas com uma pequena parte da produção ibiunense, mostrando que a nossa força ainda está na roça, na agricultura, na lavoura.

O que Ibiúna e seus moradores pedem, neste ano, é que em meio à crise financeira que assola o nosso país – agravada ainda mais pela instabilidade política – São Sebastião possa interceder para que nossa cidade, assim como, segundo a crença, ficou livre da Febre Amarela, no fim do século XIX, possa ficar livre de uma das maiores crises de nossa história, em que mais de 14 milhões de brasileiros encontram-se desempregados e, muitos, desesperados por não encontrar meios para prover o sustento de suas famílias. Para nos livrar disso, esperamos que a produção continue farta, que o mercado seja cada vez maior e mais rentável, e que a agricultura de Ibiúna continue tendo uma representatividade significativa no estado e em todo o país.

Assim, a São Sebastião e ao Divino Espírito Santo, que a crise se afaste de nós!

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.

Comments

comments

Postado em 24, maio, 2017