Roubos e furtos aumentam em Ibiúna

Carlinhos Marques

 

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, divulgados no fim de outubro, apontaram um aumento no número de furtos e de roubos no município. No último trimestre, de julho a setembro, aconteceram 73 roubos registrados na Delegacia de Polícia. De veículos, foram 20. Setembro foi o mês com maior número de registros no ano: 24 roubos. Já os furtos, foram 191 no trimestre. O mês de agosto foi o que registrou maior número de furtos no ano: 73. Comparado com os números de 2015, o número de roubos em setembro saltou de 8 para 24. De furtos, de 45 para 60.

O número de latrocínios – roubo seguido de morte – também aumentou, diante de nenhum apontamento em 2015, três crimes dessa natureza já aconteceram no município este ano. As tentativas de homicídios, até setembro deste ano, superaram o montante de todo ano passado: são 15  contra 14 em 2015. Outro crime cometido, com mais queixas do que o ano anterior é o de estupro. Até setembro, já foram 34 registros de estupros contra 29 em todo o ano anterior.

Os dados referem-se aos delitos que são prestados queixas na Delegacia de Polícia. Segundo as autoridades polícias, em diversos pequenos roubos e furtos, no entanto, as vítimas não procuram a Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência, muitas vezes por medo ou por conhecerem os autores dos crimes. A omissão nos registros dificulta o planejamento de policiamento preventivo e as ações investigativas da Polícia Civil.

Comments

comments

Postado em 10, novembro, 2016