Projeto da ONG SOS Itupararanga tem início no Carmo Messias

A SOS Itupararanga iniciou o projeto “Avaliação da qualidade das águas subterrâneas”, financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos – e que será realizado nos Bairros Pires e Carmo Messias. O projeto tem como objetivo monitorar a qualidade das águas dos poços, em duas campanhas que ocorrerão no período de 12 meses, e, além disso, verificar a posição de poços e fossas, além de outras atividades nas propriedades. Com a integração destas informações, os proprietários receberão orientações sobre os locais mais indicados para posicionar cada uma dessas estruturas, e assim, preservar as condições naturais do solo e da água subterrânea e buscar a solução mais eficiente de tratamento das águas residuárias, dentro dos limites de cada propriedade.

A equipe técnica se reuniu com os moradores para apresentar o planejamento das atividades, esclarecer as dúvidas sobre o tema e sobre a metodologia que será utilizada. O trabalho de campo também já está em andamento com coleta de informações das propriedades envolvidas. Para essa tarefa, a equipe está testando a aplicação de uma nova tecnologia: um drone está sendo usado para captar as imagens da área e fornecer informações de base para o mapeamento das propriedades.

Tendo em mãos o mapa, com as localizações de atividades das propriedades, de estruturas como poços, fossas, áreas de plantação, rios, nascentes, áreas de máquinas e/ou outros usos, juntamente com os resultados de análises da água, a equipe técnica avaliará a possibilidade e necessidade de ações de ajustes a serem recomendados para cada proprietário. O objetivo é proteger e melhorar a saúde da comunidade que bebe a água subterrânea. Com essas ações será possível preservar a qualidade do meio ambiente local e regional, contribuir com o planejamento e projeto de sistemas alternativos de tratamento de esgoto, monitorar as águas subterrâneas e superficiais, como também, implantar os sistemas alternativos de captação de água.Ainda neste mês, serão realizadas as primeiras coletas de amostras de água dos poços, que serão analisadas em laboratório e indicarão a qualidade da água de cada propriedade.

Comments

comments

Postado em 29, maio, 2015