Professores que Inspiram

Há pessoas que marcam nossas vidas. Entre elas, estão parentes, amigos e entes queridos. Às vezes, esta lista de referências inclui alguns mestres, ou seja, professores que nos serviram ou servem de inspiração. No entanto, quem são estes profissionais e quando eles se tornam tão especiais?

Há uma frase que diz: “Professor é alguém que fala no sono dos outros”. Podemos afirmar que o professor é aquele que desperta o indivíduo para o conhecimento ou desejo de algo novo. É aquele que desafia o aluno para querer saber mais ou construir algo diferente em sua vida. Esse é o sentido de inspiração, termo de origem no latim  inspiratio que, em português, significa “soprar em”. Na área da saúde, inspirar é “encher os pulmões de ar” e na área da educação, inspirar seria “encher os aprendizes de sonhos”. Por isso, o professor que desperta o estudante para o saber, também lhe dá motivos e perspectivas para querer conhecer. Assim, inspirar é estimular, incentivar as pessoas para uma nova forma de pensar e fazer. A pergunta é: Como um professor inspira alguém?

No universo corporativo e político, é comum a divulgação de personalidades que inspiram. Na área dos negócios e do governo, essas pessoas são chamadas de líderes como definiu o advogado e político americano John Quincy Adams “Se as suas ações inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais e a serem mais, você é um líder”.  Desta frase, já aprendemos que a forma de agir é a principal maneira de inspirar alguém. Ou seja, os professores que nos inspiram e mais nos inspiraram, com certeza, são educadores de ação. Pessoas que, com muita distinção, mantiveram um comportamento alinhado aos seus discursos e serviram de exemplos para seus alunos.

Enfim, professores que inspiram são aqueles que conseguem conduzir os alunos “de onde eles estão para onde eles ainda não estiveram”.

Ana Cristina Piletti

 

Comments

comments

Postado em 4, outubro, 2013