Professora Irene despede-se da Escola Lino

Após 32 anos, a professora Irene Elias, diretora da Escola Lino Vieira Ruivo, no bairro do Piaí, aposentou-se. Como homenagem, pelo belo trabalho prestado a sociedade, o professor Zacarias e a equipe Lino escreveram artigo, publicado abaixo:

Hoje é dia de reconhecermos o trabalho e o empenho de uma estimada amiga, que a cada dia de seus 32 anos de trabalho fez com que o futuro de cada um de nós se tornasse melhor. Temos a oportunidade de parabenizar a querida Diretora Irene, agradecendo-a por tudo de bom que fez pela escola Lino e por toda comunidade na qual desenvolveu excelente trabalho. Sua compreensão, suas decisões e, acima de tudo, sua determinação fizeram da EE Lino Vieira Ruivo uma instituição de ensino verdadeiramente educadora e próspera. Sabemos que cabe ao Diretor a responsabilidade por zelar pela formação do aluno, bem como pela formação do educador. Dirigir uma escola é um ofício que pressupõe o talento da liderança, qualidade que não pode se confundir com o exercício do autoritarismo. Um líder é aquele que orienta, estimula, acompanha, acolhe e liberta.

Pessoas especiais e sinceras como você, Diretora Irene, são seres iluminados e estão sempre atuantes no fortalecimento da cultura e do aprendizado, sabendo que é preciso procurar olhar dentro de cada um e reconhecer suas angustias e frustrações, porque assim saberemos lidar melhor com as pessoas e entenderemos suas atitudes. Percebemos isso em você diretora, sempre que um problema surgia e era necessário procurar uma solução; quantas vezes você foi até a casa do aluno, visto que as possibilidades na escola se acabara?

Assim, Diretora querida, você foi, na condição de agente histórico, num momento de grande descrédito da educação nacional, uma peça fundamental nesse processo de transformação e estruturação pela qual a escola passou por todos esses anos em que aqui esteve pois é uma pessoa que acredita que a educação pode transformar a sociedade por meio de ações transparentes.

Nós, membros desta instituição que sempre chamou de “Equipe Maravilhosa”, queremos externar nossos agradecimentos e parabenizá-la por sua excelente atuação na formação integral de crianças e jovens, contribuindo para um mundo melhor. Desejamos que suas mãos, que sempre lapidaram pessoas, continuem, mesmo que à distância, contribuindo para a educação daqueles que a cercam.
Prof. Zacarias Pereira Sampaio e Equipe Lino.

Irene Amaral Elias Botti, Pedagoga, pós graduada pela USP em Gestão Escolar, deu início ao seu processo de aposentadoria em 03/07/2017 da Escola Lino Vieira Ruivo na qual esteve à frente como Diretora por mais de 28 anos.

Comments

comments

Postado em 10, agosto, 2017