Primeiro cinema sustentável foi sucesso em Ibiúna

Ibiúna recebeu na terça-feira (22) um programa especial para agitar a agenda cultural: o CINESOLAR, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. O projeto exibiu “Saneamento Básico – O Filme”, de Jorge Furtado, na Capela do Bom Jesus (Capelinha). A parceria foi da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Antes da sessão, foi realizada, uma palestra de sustentabilidade com energia solar na Escola Estadual “Laurinda Vieira Pinto”, por meio da coordenadora Cynthia Alario.

Durante à tarde na Capelinha, foi promovida uma oficina de criação de instrumentos musicais com material reciclado. Ao final da oficina se formaram grupos que executaram canções com os instrumentos confeccionados pelos participantes.

 

Já à noite, um público estimado em 200 pessoas prestigiou o filme. Além da divertida comédia do cinema nacional, o público teve direito a pipoca e sorteio de prêmios após a sessão. O evento contou com a cobertura do Programa “Manos e Minas” da TV Cultura e a participação da titular da pasta de Cultura e Turismo acompanhada do chefe do Executivo.

Segundo a diretora da Brazucah Produções, responsável pelo cinema solar,

Cynthia Alario, a cidade superou todas as expectativas e entusiasmou os organizadores do evento, e afirmou que Ibiúna foi uma das melhores cidades que já recebeu o projeto.

O CINESOLAR é uma estação móvel equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas – tudo isso utilizando energia limpa e renovável. O diferencial é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar esse tipo de ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ.

Comments

comments

Postado em 28, julho, 2014