Prefeitura rescinde com Viação Raposo e nova empresa de ônibus irá operar a partir de domingo

Saiu na Imprensa Oficial de hoje (3) a rescisão contratual da Prefeitura de Ibiúna com a Viação Raposo Tavares. A partir de domingo (5), uma nova empresa estará realizando o transporte coletivo na cidade. A Prefeitura alegou irregularidades na contratação emergencial bem como indisponibilidade da empresa em oferecer novos ônibus com acessibilidade e menor tarifa. Embora a data da rescisão foi a de 02 de fevereiro, desde semana passada a possibilidade da mudança de empresa era ventilada, principalmente nas redes sociais. “Considerando ainda, que durante o mês de janeiro e fevereiro foram feitas várias pesquisas, sendo que a única empresa que afirmou não poder operar com a tarifa reduzida por esta administração, além de maiores benefícios para os usuários como maior número de veículos e acessibilidade as pessoas com necessidades especiais, foi justamente a empresa Viação Raposo Tavares Ltda”, justificou o decreto de rescisão, assinado pelo prefeito João Mello e seu irmão Marco Mello, secretário de administração.

Obscuridade

O prefeito chegou a dizer, em um grupo de whatsApp, que não estava programada nenhuma mudança. No entanto, menos de dez dias depois, o contrato com a Raposo foi rescindido.

Embora a contratação emergencial tenha sido autorizada somente após a publicação da rescisão, desde o dia 25 de janeiro, ônibus chegaram a cidade com destino a antiga garagem da Viação Cidade de Ibiúna.

Segundo um funcionário da Raposo, que pediu para não ser identificado, motoristas foram convidados para fazer entrevistas em uma nova empresa em uma sala do Shopping da cidade. Segundo ele, no local, haviam pessoas ligadas a Viação Cidade de Ibiúna e Transportadora Vargem Grande Paulista – ambos já atuaram no transporte coletivo de Ibiúna. Na entrevista com os novos motoristas, realizada no dia 26 de janeiro, não foi revelado o nome da nova empresa.

O VOZ encaminhou um questionário à Prefeitura sobre o assunto no dia 27 de janeiro, antes da primeira publicação sobre o a possível mudança. No entanto, a Prefeitura de Ibiúna ainda não se manifestou.

Ônibus mais novos

Os ônibus que estão chegando na cidade são mais novos que os usados pela Raposo Tavares. Segundo um motoristas, os veículos tem cerca de 05 anos de uso. Além disso, são acessíveis e o prefeito, pelo decreto, disse que a Raposo foi a única que não aceitou operar com uma tarifa reduzida. Portanto, entende-se que a cidade o transporte terá uma tarifa menor do que está sendo ofertada, de R$ 3,60.

 

PS: nossa equipe de jornalismo antecipou que haveria a mudança em 27 de janeiro.

 

Comments

comments

Postado em 3, fevereiro, 2017