Prefeito João Mello prestigia primeira sessão da Câmara após recesso

A Câmara Municipal retomou os trabalhos na terça-feira (7) após recesso parlamentar. A sessão solene de retomada das atividades foi comandada pelo novo presidente da Casa, o vereador Pedrão D’Água. O evento contou com a presença do prefeito João Mello e dos vereadores eleitos e reeleitos.

O prefeito foi prestigiar o retorno dos trabalhos no Legislativo e agradecer o apoio que tem recebido durante os 38 dias de governo. No seu discurso, falou do secretariado e da forma técnica como foi sua escolha e a missão de uma nova forma de gestão pública, mais profissional e com pluralidade para a implantação de políticas públicas. “Estamos trabalhando com transparência, sem atropelos, irregularidades, mas com muita responsabilidade”, ressaltou o prefeito.

“A prioridade da atual administração é a saúde, onde sempre houve demandas e reclamações. Para isso, frente à Secretaria da Saúde está uma profissional capacitada e com experiência há mais de 25 anos na área”, assegura João Mello. O Hospital Municipal hoje conta com uma reestruturação no atendimento, organização, humanização, controle dos medicamentos, materiais, equipamentos cirúrgicos, além de zelar pela manutenção dos mesmos.

O chefe do Executivo ressaltou que a Secretaria da Saúde vai se programar para promover um mutirão de exames daqueles que tem uma demanda maior, como por exemplo, a mamografia. “Nossa meta é zerar a lista de espera desses exames, que no momento estão na casa de 1.500 pacientes aguardando”, disse.

Falou também do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que cuida de pacientes com transtornos mentais, onde há uma deficiência de profissionais, mas que estão estudando alternativas para dar todo tratamento médico à esses pacientes. Comentou sobre a redução dos gastos elevados com locais alugados e que já estudam espaços com valores mais reduzidos para que com a economia desses valores possam ser investidos em mais saúde, educação, segurança, transporte.

O prefeito mencionou os problemas com a malha viária do município, porém afirmou que a Secretaria de Obras tem atuado nas operações emergenciais em socorro aos bairros. Lembrou que no mês de março há uma programação para que comboios com equipes, máquinas e caminhões realizem manutenções em todos os bairros e assim melhorar as condições das estradas do município. Na educação, não escondeu que uma grande maioria das 78 escolas está com problemas de manutenção, mas que duas equipes de obras estão trabalhando nas escolas para deixar as unidades em condições de uso para os alunos e professores. Citou a segurança que está regularizando toda a frota de veículos, combustível e as rotas alternativas do patrulhamento das viaturas da Guarda Civil.

Falou sobre os restos a pagar da Prefeitura, a exoneração de aproximadamente 280 cargos comissionados, o atendimento no Gabinete, reeestruturação dos conselhos municipais, as obras inacabadas, a otimização dos serviços públicos, e por fim o transporte escolar e o coletivo. Quanto ao transporte escolar, esclareceu que não houve um acordo anterior no diz respeito às exigências da Prefeitura, ou seja, segurança, condutores e carros do município de no máximo 60%, dentre outras melhorias. Mas amigavelmente o contrato foi rescindido e uma nova empresa opera sob contrato emergencial com 116 carros, porém uma licitação deve ocorrer entre 60 a 90 dias prazo do trâmite para que se firme o contrato.

No transporte coletivo, o prefeito João Mello esclareceu as razões jurídicas e operacionais que o levaram rescindir o contrato com a empresa anterior: aumento da tarifa (de 3,60 para 4,20), queixas das pessoas em relação a ônibus velhos, não cumprimentos a horários, falta de acessibilidade, nos fins de semana, feriados e período de férias havia pouquíssimos horários e muitas queixas. A empresa alegou que com um valor baixo da passagem, não teria condições de investir na frota e serviços.

Com a nova empresa, a frota disponível fica maior, os ônibus – micros, micrões e urbanos – mais novos, com 100% de acessibilidade, mais conforto e segurança aos passageiros, além de garantir a contratação imediata de todos os motoristas que trabalhavam nas linhas da Raposo em Ibiúna. A nova empresa de ônibus LCP Transportadora Ltda., está operando por contrato emergencial (180 dias) no município no lugar da Viação Raposo Tavares. O processo de licitação da nova empresa deve ser iniciado em breve.

De acordo com o prefeito toda mudança provoca transtornos, mas que essa é uma mudança para melhor. “Estamos buscando atender às necessidades da sociedade ibiunense, visando assegurar serviços de qualidade que não estavam sendo cumpridos com responsabilidade”, destacou.

Finalizando sua prestação de contas, João Mello, afirmou que tudo vai se ajustar e que com a parceria do Legislativo e apoio da população terá uma gestão de progresso e trabalho. “Considero uma obrigação prestar contas do que estamos fazendo pelo município”, concluiu o prefeito João Mello.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Estância Turística de Ibiúna

Comments

comments

Postado em 10, fevereiro, 2017