Patrulha Náutica recebe doação de embarcação da SOS Itupararanga

Buscando dar continuidade ao projeto da Patrulha Náutica na Represa de Itupararanga, no último dia 25 de agosto, o prefeito João Mello (PSD) assinou o termo de formalização da doação de uma lancha para a equipe da Patrulha da Guarda Civil Municipal (GCM), cedida pela ONG SOS Itupararanga.

A embarcação é da marca Levefort, mede 5,30 metros, e possui um motor de 60 cavalos, recebe cinco ocupantes e vai auxiliar a Patrulha nos trabalhos realizados na Represa. Em 2013, o projeto capacitou 27 guardas civis que receberam habilitação, por meio de treinamento com a Marinha do Brasil e capacitação com a Polícia Ambiental.

O presidente da ONG, João Rodarte, disse que “uma das preocupações é a preservação do meio ambiente e a represa é a parte mais importante no que diz respeito à atração turística e de beleza da cidade”. Assinalou que “com a contribuição, a GCM estará preparada com um instrumento de trabalho bastante ágil para ajudar a fiscalizar o meio ambiente em torno da represa”, destacou.

“A lancha é a única na região da Itupararanga, graças à parceria da entidade na forma de doação desse importante recurso e que sua utilização pela Guarda Municipal vai contribuir de modo importante para a fiscalização relacionada a desmatamentos, poluição e também na área da segurança”, enfatizou o prefeito João Mello no seu discurso.

O barco também vai operar no apoio aos trabalhos científicos de pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP), em coletas de amostras de água para análises e em outras situações. “Nós vamos atuar não só em relação a crimes ambientais, combatendo a caça e a pesca predatórias, mas também orientando os banhistas e os donos de embarcações”, destacou o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Godinho.

Comments

comments

Postado em 6, setembro, 2017