Municípios se unem para solucionar a destinação de resíduos sólidos

Representantes de cinco municípios da região metropolitana de Sorocaba (RMS) – São Roque, Piedade, Votorantim, Pilar do Sul e Ibiúna, vão colocar em prática uma experiência pioneira na região: a criação do primeiro consórcio intermunicipal sobre gestão de resíduos sólidos, que poderá servir de modelo para outras regiões. Iniciativa tem como objetivo resolver de forma responsável a coleta e destinação final do lixo. A previsão é que o aterro sanitário de Votorantim atenda as demandas dos municípios envolvidos.

Sob a orientação dos assessores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luigi Longo e Beatriz Granziera, além da representante da CETESB, Maria da Penha de Oliveira Alencar, os prefeitos, secretários municipais e assessores jurídicos, estiveram reunidos em Ibiúna, no dia 25 de setembro para discutir o assunto. Precisamos criar um protocolo de intenções que cria o consórcio. “O assunto é de extrema urgência para todos os municípios”, ressaltou o prefeito de Ibiúna, João Mello.

O próximo passo do grupo é oficializar a comissão de trabalho, a assinatura do protocolo de intenções entre os prefeitos, além de envolver às Câmaras Municipais de cada município. Também deverá ser definido o projeto, leis e taxas. O objetivo é resolver o destino final do lixo de modo responsável.

Comments

comments

Postado em 5, outubro, 2017