Haja Tripas!

Claudino Piletti

O filósofo Denis Diderot (1713-1784), partidário da Revolução Francesa (1789), afirmou: “Eu queria ver o último dos reis estrangulado com as tripas do último dos padres”. Tal afirmação reflete o ódio dos franceses da época contra nobreza e clero, que viviam na opulência, enquanto o povo, que pagava altos impostos, vivia na maior miséria. Para ter uma ideia, a França tinha, então, 25 milhões de habitantes assim distribuídos: clero, 125 mil – 0,5%; nobreza, 375 mil – 1,5% e povo 24,5 milhões – 98%.

Hoje, em nosso país, o povo, que passa mil necessidades e paga impostos escorchantes, odeia os políticos corruptos e seus corruptores. Eles são a principal causa da lamentável situação atual. E, são tantos, que haja tripas para estrangular a todos. Só o Joesley Batista, um dos donos da JBS, disse ter corrompido quase dois mil políticos. É bem verdade que ele, sendo dono de diversos frigoríficos, poderia fornecer tripas de animais para estrangular corruptos.

Mas, tantos são os corruptos que, talvez, todas as tripas dos frigoríficos do Joesley sejam insuficientes para estrangular a todos. Além disso, os nossos corruptos estão entre os mais espertos do mundo e sabem como se safar. Que o diga o nosso presidente Temer, que já se safou da primeira denúncia comprando, com dinheiro e cargos, os deputados da Câmara e, agora, está prestes a repetir a dose para se safar da segunda.

É claro que esse negócio das tripas é apenas uma maneira de falar. Hoje, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, felizmente evoluímos para formas de governo nas quais há maneiras mais civilizadas de exercer a justiça do que recorrer às tripas. Temos, entre outras operações, a Lava Jato, na qual muitos corruptos estão enrolados como se estivessem com uma tripa em volta do pescoço. Os políticos, no entanto, vivem tentando parar a Lava Jato e outras operações.

Há uma operação, porém, que eles não conseguem parar. É a tomada de consciência do povo que, agora, mais que nunca, precisa fazer das tripas coração para, na próxima eleição, barrar os políticos corruptos. Caso contrário, em 2019, eles estarão de volta e, então, como sempre fizeram, farão de tudo para continuar comendo o dinheiro dos nossos impostos à tripa forra, isto é, abusivamente.

Comments

comments

Postado em 5, outubro, 2017