Governo autoriza desapropriações para obras na Bunjiro

 

No dia 13, o Diário Oficial do Estado publicou o Decreto de Utilidade Pública (DUP), assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), para desapropriação das áreas que compreendem as obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna.

O documento prevê a liberação de uma área total de 320.300,55 m² para a duplicação da pista (do km 45,2 ao km 69,6) e implantação de dispositivos de acesso. Os serviços serão executados nos municípios de Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna. O valor a ser empregado para as desapropriações é de R$ 75,8 milhões.

Com a publicação, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, poderá dar continuidade ao processo licitatório para contratação das obras.

O valor orçado das obras é de R$ 234,6 milhões, a serem financiados pelo Banco Mundial, por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA).

A Rodovia

A Bunjiro Nakao recebe mais de 7 mil veículos que passam por ela todos os dias, além de ser uma das principais vias de escoamento de produtos agrícolas. Ultimamente, os índices de mortes e acidentes vêm subindo, o que provocou uma união entre representantes e autoridades dos municípios que são atravessados pela SP-250.

“Uma comitiva de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais tem incessantemente procurado articulação junto ao Governo Estadual para agilizar o início da obra, cuja verba já está reservada e será bancada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Parece que agora vai”, explicou o vereador Pedrão da Água.

Comments

comments

Postado em 24, maio, 2017