Geração Carne Seca

É bem conhecida a expressão “por cima da carne seca”. Diz-se de um indivíduo que está bem de vida. É que, antigamente, as bodegas vendiam carne seca em cima do balcão. E, como o povão achava que o bodegueiro faturava alto, dizia que ele estava por cima da carne seca.
Num sanduíche de carne seca, há uma fatia de pão em baixo e, outra, em cima cima. A carne seca, portanto, fica no meio.
Sociologicamente falando, a geração carne seca é daqueles que nasceram duramente ou logo após a Segunda Guerra Mundial. Eles tiveram que dar um duro danado para ajudar seus pais – a fatia de baixo – a melhorar de vida . E, ai se não ajudassem! Assim, tiveram que trabalhar desde cedo e, muitas vezes, sob privações e castigos.
Mais tarde, ao se tornarem adultos e pais, em situação econômica e educacional bem melhor do que aquela de seus genitores, perceberam que não podiam tratar seus filhos como haviam sido tratados por seus pais. Alguns deles, inclusive, inconscientemente, impelidos pelo desejo de dar aos filhos o que, quando crianças, não tiveram, exageraram na dose de bonomias e regalias. E, alguns desses filhos, por sua vez, também inconscientemente, vendo-se por cima da carne seca, isto é, de seus pais, passaram a exagerar na dose de estripulias. Mas, o pior mesmo, é que passaram a se considerar mais sábios e inteligentes que seus pais.
Na realidade, porém, assim como é a carne seca que dá sabor, substância e consistência ao sanduíche, é a geração carne seca que dá essas características à nossa sociedade. Mas, para ser da geração carne seca, não basta ter nascido em determinada época. Mais do que uma questão de idade, ser da geração carne seca, é uma questão de características pessoais. E, entre outras podemos citar as seguintes: sabedoria, honestidade, generosidade, respeito, dedicação ao trabalho, vontade de aprender, sinceridade e religiosidade.
A importância da geração carne seca para a sociedade, é a mesma do que a da carne seca para um sanduíche. Para ter uma ideia dessa importância, faça um sanduíche só com o pão. E, após comê-lo, faça outro incluindo a carne seca. Então, ao saboreá-lo perceberá a diferença. Para ajudá-lo a realizar esta experiência, eis uma receita para fazer o seu sanduíche de carne seca.
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de óleo , 1 cebola média cortada em rodelas,2 xícaras (chá) de carne seca, cozida e desfiada, 3 colheres (sopa) de salsa picada, 4 xícaras (chá) de couve fatiada bem fina, óleo para fritar, 4 mini baguetes e 1 pote de cream cheese.
Etapas: Em uma panela aqueça o oleo e frite a cebola até murchar. Junte a carne seca e refogue até aquecer. Desligue, misture a salsa e reserve aquecido. Frite a couve fatiada no óleo quente até ficar crocante e escorra em papel toalha. Corte as mini baguetes ao meio e espalhe o cream cheese. Distribua a carne seca ainda quente nos pães para derreter o cream cheese e coloque a couve crocante. Feche os sanduíches e sirva a seguir.
Claudino Piletti

Comments

comments

Postado em 17, abril, 2015