Fatores de risco para doença coronariana

 

A doença coronariana é o resultado da formação de placas de aterosclerose, que são placas de tecido fibroso e colesterol, que crescem e acumulam-se na parede dos vasos a ponto de dificultar ou impedir a passagem do sangue.

Os seguintes fatores aumentam o risco de doença coronariana: Colesterol alto; fumo; pressão alta; diabete; obesidade; idade: homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos; sexo masculino; história de doença coronariana nos familiares próximos.

Alguns fatores como o fumo, a pressão alta, o colesterol são fatores de risco para doença coronariana, mas passíveis de controle. Já a idade, sexo, história familiar são considerados fatores de risco não modificáveis. O controle do colesterol retarda o endurecimento das artérias e pode mesmo reverter o processo de crescimento da placa, levando à sua regressão, mesmo que parcialmente. Estudos demonstraram que a queda de um ponto percentual nos níveis de colesterol nos exames associa-se com uma queda de dois pontos percentuais (o dobro) no risco de ataque cardíaco. O tratamento do colesterol alto com medicamentos e dieta reduz significativamente o risco de morte decorrente de aterosclerose coronariana, além de melhorar a sobrevida dos pacientes. Prevenir sempre é melhor.

Prof. Dr Juan Carlos Pachón Médico cardiologista, atende na Clínica Médica Ibiúna, (15) 3248-3790

 

Comments

comments

Postado em 10, agosto, 2016