Descontentamento da população marca audiência do transporte coletivo

Moradores de diversos bairros do município lotaram o plenário da Câmara Municipal de Ibiúna para participar da Audiência Pública do Transporte Coletivo, realizada no dia 7 de maio. “Chegou o momento tão esperado por todos. Com a participação popular, vamos elaborar um edital detalhado para que os serviços de transporte público atendam efetivamente as necessidades da população”, afirmou o prefeito. “Vamos providenciar que o processo licitatório seja realizado com agilidade e que, em breve, todos possam contar com um ótimo serviço de transporte coletivo”, completou.

O vice-prefeito Tadeu apresentou as diretrizes básicas da concessão do Transporte Público Municipal. A audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Rodrigo de Lima (PCdoB). Em seguida, foi realizada a leitura de sugestões dos moradores, que também tiveram espaço para apresentar no plenário suas indicações que deverão ser inseridas no edital do processo de licitação do transporte público. Os vereadores também levantaram questões importantes.

A audiência foi marcada por diversas reclamações dos munícipes, a grande maioria reivindicou mais horários e novos trajetos nos ônibus. Uma moradora do bairro da Ressaca chegou a afirmar que a mudança de empresa que aconteceu recentemente no transporte público foi “horrorosa” e que os moradores estão sofrendo. O munícipe Carlos Pires Sobrinho, conhecido como Carlão da Náutica, disse que jamais pensaria que pudesse sentir “saudades dos ônibus verdinhos” – referindo-se também a recente mudança.

Os secretários de Administração, Ulisses Levi Rocha Pessoa e de Desenvolvimento Urbano, Fábio José Rolim Soares, que representavam uma comissão criada para a audiência pública, responderam questionamentos do público e dos vereadores e afirmaram que todas as indicações serão levadas em consideração para a elaboração do edital. “Vamos corrigir todas as deficiências e atender os pedidos da população”, garantiram.

Aplaudidos, os vereadores Carlinhos Marques (PT) e Pedrão da Água (PROS) pediram melhorias imediatas no transporte público. “A licitação em Cotia demorou 20 anos para acontecer, em São Roque, foram dois anos. Não dá para aguardar a finalização do processo licitatório para que melhorias no itinerário sejam realizadas, precisamos atender as reivindicações de horários e itinerários que foram feitas aqui imediatamente, já no contrato emergencial vigente”, disse o vereador Carlinhos, que também cobrou para a licitação a implantação do Bilhete Único no Transporte Coletivo e também Passe Livre para os estudantes.

O evento contou com a presença do prefeito Fábio Bello de Oliveira (PMDB), do vice-prefeito Tadeu Antônio Soares (PMDB), de vereadores, de secretários municipais, além de representantes de associações de bairros e de entidades.

Algumas das sugestões

Várias sugestões foram apresentadas por moradores e vereadores para constar no edital de licitação sobre o novo sistema de Transporte Coletivo Urbano e Rural.  As sugestões ainda podem ser encaminhadas à Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna por e-mail: [email protected].

 

Comments

comments

Postado em 11, maio, 2015