DER apresenta projeto da duplicação da Bunjiro

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou na Câmara Municipal de Ibiúna, no dia 3 de setembro, a apresentação do Projeto Executivo da duplicação da SP-250, Rodovia Bunjiro Nakao. A explanação do projeto foi apresentada inicialmente pelo Diretor da Divisão Regional do DER de Itapetininga- engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, e na sequência mais detalhado por meio do coordenador de Projetos, engenheiro Daniel Hideyoshi Shimabukuro.
De acordo com o DER o projeto executivo de obras prevê a realização de serviço para duplicação, do Km 45, 250 (Vargem Grande) ao Km 69, 180 (Ibiúna), recuperação da pista, pavimentação de acostamentos, melhorias no sistema de drenagem, implantação de calçadas, ciclovias, acostamentos e melhorias na sinalização, do Km 69, 180 ao Km 74, entre os municípios de Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna.
As obras foram orçadas em R$ 150 milhões e deverão ser financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O início dos serviços está previsto para o final de 2015 e a previsão é que as obras sejam concluídas em 2017. Isso, somente após a aprovação dos serviços previsto nos projetos pelo órgão financiador e pela comunidade e o DER  publicar o edital de licitação para contratação das obras.
No trecho a ser duplicado, o DER informou que estão previstos dispositivos de retorno em nível nos quilômetros: 48/ 50/53,6/56,3/60,1/63/65/66,1/68,1. “Estamos prevendo retornos a cada 1,5 km de distância um do outro, mas o projeto ainda está em fase de elaboração, ainda podemos incluir sugestões, por isso esta audiência”, destacou o engenheiro Daniel.
Além disso, o projeto executivo deverá ser concluído em novembro deste ano. Para viabilizar a obra, o DER aguarda ainda:as Licenças Ambientais (prévia e de instalação) que deverão ser liberadas até agosto/2015;a conclusão das desapropriações – serão cerca de 160 imóveis, com previsão para maio/2015; aprovação do financiamento de recursos do BID (até agosto/2015) e licitação da obra (setembro/2015).
Mais de duzentas pessoas estiveram presentes durante a apresentação, entre elas: o prefeito de Ibiúna Prof. Eduardo , o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, a prefeita de Piedade, Maria Vicentina, todos os vereadores, secretários municipais, empresários, sociedade civil e os comerciantes instalados ao longo do trecho a ser duplicado da SP- 250.
A SP-250, conforme estudo feito pelo DER, conta com um tráfego diário de 17.380 veículos, o que vem ocasionando nos últimos anos congestionamentos intensos. A duplicação é uma reivindicação antiga dos prefeitos das cidades envolvidas cobrando a execução da obra através do Governo do Estado, destacou o engenheiro.
Para o prefeito Eduardo, o encontro foi fundamental para toda a região e o resultado é histórico para todos. “O projeto é bem preparado e evoluiu muito, porém há interesses diversos a ser discutido com a comunidade, até a conclusão final do projeto” e ressaltou ainda a coletividade para que não haja mais atraso na obra. “Estamos abertos a sugestões e faremos de tudo para que o cronograma seja respeitado e a duplicação fique pronta o mais breve possível”, enfatizou o prefeito.
Ao final da apresentação, os engenheiros do DER responderam as mais diversas perguntas e dúvidas dos munícipes como: perdas de faixa de terreno, pontos de acesso e saída da rodovia, pedágio (que foi descartado pelo DER) e medidas de segurança para pedestres (o que deverá ser incorporadas ao projeto), como os escolares.

Comments

comments

Postado em 19, setembro, 2014