Cidade

2020 será um ano de ampliação do tratamento de esgoto em Ibiúna, diz ONG


O Grupo de Trabalho de Saneamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ibiúna (CONDEMA), que conta com a participação de representantes da ONG SOS Itupararanga, da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Ibiúna e da Sabesp, realizou sua primeira reunião do ano de 2020. O gerente da Divisão de Tatuí da Sabesp, Adriano Branco, deu informações sobre o andamento das obras de melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Segundo informativo da ONG SOS Itupararanga, o início da operação de dois importantes sistemas de tratamento de esgotos, aguardados há anos pela população, será concretizado em 2020. O Bairro Vargem do Salto terá esgoto tratado a partir deste mês de fevereiro, e o Distrito do Paruru tem previsão de entrega das obras em dezembro.
Outra promessa é a interligação do Piaí e Gabriel ao sistema principal, que levará o esgoto destes dois bairros até as lagoas de tratamento do Bairro da Cachoeira, também está avançando. O projeto, estimado em R$ 4 milhões, já obteve as licenças ambientais, e a Sabesp avalia hoje as possíveis fontes de recursos financeiros. Em relação ao abastecimento, dois novos poços serão perfurados nos bairros Carmo Messias e Verava, que também serão atendidos com água tratada. Na sede de Ibiúna, estão previstas uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e a ampliação e duplicação da adutora que leva as águas do Rio Sorocabuçu na entrada da cidade até o tratamento na Avenida São Sebastião.
Outros projetos estão atrasados por motivos diversos: os sistemas de esgotamento sanitário que serão implantados nos bairros Ressaca, Areia Vermelha e Carmo Messias estão à espera da liberação de áreas pela justiça ou da realização das licitações para contratação de obras complementares. Já o projeto que permitiria a universalização do tratamento de esgotos da área urbana de Ibiúna, ao interligar os bairros Puris, Capim Azedo, Residencial Europa e Ibiúna Garden, aguarda há meses a autorização da Votorantim Energia para a implantação do coletor de esgotos, que ocupará uma área de propriedade da empresa.

Comments

comments