13 milhões de desempregados no Brasil. O que fazer?

 

O futebol brasileiro já foi o melhor do mundo, hoje não é mais. As florestas brasileiras já foram o pulmão do mundo, hoje não são mais, ou melhor, elas não estão mais lá (grande parte delas não). Não temos um modelo de educação, nem de medicina; mas existe algo em que o Brasil tem superado as expectativas: os números. Número de analfabetos, número de pessoas vivendo em condições sub-humanas, número de líderes políticos envolvidos em corrupções e, infelizmente, para maior vergonha e desespero de nossa gente, o Brasil bate o recorde no número de desempregados. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), esse já se aproxima de 13,5 milhões.

Compreendamos ainda que esse é o número que representa parte dos responsáveis pela renda familiar (de sobrevivência), significando que a quantidade de pessoas atingidas de fato por essa explosão de desemprego é bem maior que isso. O que fazer? Essa é a pergunta que não deveria calar, muito embora a tenham tentado sufocá-la – liberando o fundo de garantia de contas inativas- mas o quadro é preocupante e acredito que a resposta, ou solução para essa pergunta remete a ações que não dependem do povo mas sim daqueles que lideram ‘os interesses do povo’ (que deveriam ser do bem comum): o Brasil precisa voltar a crescer.

Os (muitos) impostos que pagamos precisam ser revertidos em investimentos que farão com que a economia do País volte a ser atuante e com isso afaste o fantasma do desemprego dando espaço para as portas se abrirem. É uma grande teia em que todos os fios estão interligados e quanto mais forte estiver cada fio, mais forte está a teia como um todo. O investimento em obras por exemplo, gira o ramo da construção civil, que vai girar o mercado de materiais de construção, que poderá contratar mais trabalhadores e esses poderão “gastar” no comércio local e assim por diante. Esse é apenas um exemplo a grosso modo, mas que pode nos deixar claro que se parte da população sofre com o desemprego, todo país está frágil. Já dizia a canção escrita por Ivan Lins “Depende de nós”, isso inclui vocês, líderes políticos que devem agir em favor da nossa gente brasileira. Não queremos esmolas, queremos empregos!

Comments

comments

Postado em 12, abril, 2017