100 dias de Governo João Mello

O prefeito de Ibiúna, João Mello (PSD), completou na última segunda-feira (10), 100 dias à frente da Prefeitura da cidade. O médico de 49 anos – após disputar o posto por três vezes – se tornou o 13º prefeito da cidade. Com um começo de mandato com muitas dificuldades (assim o prefeito se manifesta sobre o início de seu governo), devido as dívidas herdadas e a falta de continuidade dos projetos, como as obras que se encontram paradas, a população ainda aguarda o desenrolar de seus projetos de governo para o município. Recentemente, ao jornal, João disse que a partir do segundo semestre dará início ao seu plano de governo para Ibiúna.

Desde que assumiu, Mello teve altos e baixos: recebeu a popularidade ao abaixar a tarifa de ônibus, que no fim do ano de 2016 passou para R$ 4,20 e voltou a R$ 3,60 após ação do atual prefeito. No entanto, foi numa mudança repentina de empresa para operar o sistema de transporte coletivo que o prefeito teve sua principal baixa, justamente pelos transtornos causados aos usuários, principalmente no início da operação. Nas últimas semanas, no entanto, João tem intensificado o trabalho de manutenção das estradas. A extensa malha viária do município, com milhares de km de estradas de terra dificulta o trabalho da equipe da Prefeitura, mas o prefeito tem empenhado esforços e recursos para promover melhorias, principalmente, nos trechos de linha de ônibus e escolares. Ainda que as chuvas interrompam e prejudiquem os trabalhos, não se pode desmerecer os esforços da administração.

Na saúde, um começo tumultuado com mortes de recém nascidos na Maternidade e até de uma jovem mãe, de apenas 22 anos, colocou a imagem do hospital municipal, do agora prefeito médico, em descrédito. No entanto, João Mello não fugiu da responsabilidade. Fez mudanças na maternidade e passou a acompanhar o hospital com mais assiduidade, diminuindo, pelo menos, os números de óbitos que acometeu o início da gestão. Infelizmente, após a tragédia da morte da jovem – o prefeito isenta qualquer responsabilidade clínica – o sistema passou a ter mais participação da administração no complexo hospitalar.

Ainda é muito cedo para apontar erros e acertos, no entanto, a característica a se destacar do prefeito de 100 dias é o fato de que, até agora, Mello não tem fugido das responsabilidades. Tem procurado dar satisfação e se inteirar dos problemas. Ainda que as mudanças almejadas pela cidade, como um Portal da Transparência da Administração Municipal, e soluções viáveis para a situação das estradas, da saúde e da geração de emprego não tenha sido alcançadas, como ibiunenses, aguardamos resultados palpáveis de um governo que apenas está começando.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.

Comments

comments

Postado em 12, abril, 2017