1º Fórum de Mobilização Social Pela Educação

Para incentivar a participação da comunidade nas ações desenvolvidas no Programa Votorantim pela Educação (PVE), a Secretaria Municipal da Educação promoveu no dia 28 de setembro (quinta-feira), o 1º Fórum de Mobilização Social Pela Educação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI), com a presença do prefeito João Mello (PSD), o vice-prefeito Valdemar Cardoso (Solidariedade), vereadores, pais, alunos, gestores, o representante do Instituto Votorantim, Luciano Mendes, e da Comunidade Educativa, Maria Paula Twiaschor. O evento contou com a brilhante apresentação da Orquestra Jovens e Metais e Percussão de Ibiúna.

O Fórum faz parte de uma das estratégias do Programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE) que busca contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios, onde as empresas do Grupo Votorantim atuam. No período que antecedeu o evento, 29 unidades escolares, participantes do Programa, pais, professores, gestores e funcionários tiveram a oportunidade de refletir e responder a Avaliação composta por 7 Dimensões e 30 Indicadores. Todos os itens foram voltados para a escola e comunidade.

O secretário municipal da Educação, Paulo Dias do Carmo, apresentou à sociedade os resultados dessa Avaliação Participativa do Índice de Qualidade na Educação (INDIQUE). Segundo o secretário, para chegar a esse resultado foi necessário aproximar a comunidade da escola, por meio do Conselho Escolar. “Os conselhos escolares são responsáveis por zelar pela manutenção da escola e têm funções deliberativas (tomada de decisão sobre a escola), consultivas (sugestões de soluções para melhorar o ambiente e qualidade de ensino), fiscais (acompanhamento e avaliação dos recursos) e mobilizadoras (garantia da participação de pais e alunos)”, enfatizou o secretário durante sua explanação.

No seu discurso, o prefeito João Mello destacou a importância e o sucesso do encontro e falou sobre a educação do município. “Temos 75 escolas municipais, 31 não possuem telefone fixo, mas a partir do ano vêm todas terão. Além disso, às unidades escolares também contarão com internet banda larga”, disse o prefeito. Também agradeceu a parceria da Votorantim e disse ter orgulho do programa e de Ibiúna ser um dos 53 municípios escolhidos para integrar o PVE.

De acordo com o prefeito, a administração vem buscando soluções e recursos para o avanço da educação, e conta com a participação da comunidade e pais para alavancar o ensino e a parceria entre escola e famílias. Para concluir, afirmou que uma das metas é a valorização e fortalecimento dos Conselhos Escolares para que juntos transformem a vida das pessoas e melhorem a qualidade da educação municipal.

No encerramento do Fórum, os alunos fizeram apresentações retratando nas músicas um momento de descontração e alegria.

PVE

O PVE é um projeto que está alinhado às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde as empresas da Votorantim SA estão presentes.

Os municípios que contemplam o PVE apresentam bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): 35% melhor para o Ensino Fundamental I e 45% melhor para o Fundamental II.

Comments

comments

Postado em 5, outubro, 2017